Sobre Revelação de filmes

Passou o curso no Sesc Belenzinho e percebi que apesar de trabalhar com isso eu não coloquei nada sobre revelação de filmes PB (que eu me lembre) por aqui. Como eu havia prometido para o pessoal que frequentou o último curso, vou colocar etapas básicas. Mas claro que aqui não consigo colocar e mostrar todos os detalhes como demonstro nas aulas. Fica como material de consulta.

Eis um basicão por aqui enton.

Etapas: Em geral são sempre no mínimo 3 etapas de químicos e uma lavagem. É possível aplicar uma etapa pré lavagem com o auxiliar de lavagem e depois um finalizador. Para quem está começando muitas vezes essas etapas extras parecem ser mais complicadas, mas com o tempo vai perceber que funciona melhor no resultado final.

  • Revelador
  • Interruptor
  • Fixador
  • Lavagem

Como eu faço:

  • Pré lavagem com água, encher o tanque com o filme já na espiral, deixar alguns minutos para primeiro hidratar essa camada de “emulsão” e também retirar materiais que não vamos precisar mais uma vez que o filme foi batido. Se a água estiver perto de 20 graus seria melhor.
  • Revelador – tempo varia de acordo com o tipo, marca e revelador. Sempre revelei a 20 graus, e com D76 a diluição que utilizo é 1:1 – a mais famosa. Primeiro minuto de agitação constante, minutos restantes intercalando agitação de 10 a 15 segundos a cada 50, 45 segundos de repouso.
  • Interruptor – 1 minuto – também perto da temperatura indicada. Prefiro fazer uma leve lavagem antes do fixador quando é possível.
  • Fixador – 6 minutos – primeiro minuto agitação constante, outros 5 em 15segundos de agitação e 45s de repouso
  • Lavagem de um minuto e verificação do filme
  • Auxiliar de Lavagem – Sulfito de sódio em estoque a 10%, utilizar 1 parte dessa solução para 5 de água.
  • Lavagem – 15 minutos em água corrente – Mas eu acho isso um desperdício de água, prefiro fazer algo mais econômico, como a lavagem recomendada da Ilford ou mesmo deixar ir trocando a água.
  • Finalizador– Photoflo ou um abrilhantador de louças que possui a mesma composição do primeiro, cuja função é de evitar manchas de secagem no filme.
  • Secagem – local seco e mais livre de pó possível, caso contrário o pó gruda no filme e é difícil retirar.

Quando temos um espaço próprio para isso é bem mais fácil, mas adaptar um lugar também é possível.

Editando… 12/08/24

Como saber o tempo de revelação

tem tabelas obedecendo tempo, temperatura e tipo de revelador. O mais recomendado pelas pessoas que eu conheço é esse: https://www.digitaltruth.com/devchart.php

De acordo com o ISO do filme e marca escolhida, dá pra buscar na lista do chart e selecionar o tipo de revelador utilizado.

Sobre revelador, para começo dessa conversa o mais fácil de se pensar é o D76, interruptor pode ser o ácido cítrico 20 gramas para cada litro e fixador vai a gosto do cliente. Tem gente que prefere Ilford, tem gente que ama Kodak… – para quem está começando eu digo a mesma coisa sobre a escolha de marca de câmeras: o melhor fix é aquele que vc tem na mão.

Use Luvas. Prefiro usar avental sim. Contaminação é um negócio chato, prefiro ser profissional com a minha saúde do que ser desleixada. Existe um motivo para se utilizar Equipamentos de Proteção Individual e o ser humano evoluiu muito desde então hehehehe

continua…

Deixe um comentário